Quilometragem maior = pace menor

Meu treinador Thiago Oliveira da My Runner (www.myrunner.com.br) já me sinalizou por diversas vezes, mas volta e meia cometo o mesmo erro.

A distância programada para os treinos longos vão aumentando cada vez mais a medida que a data da prova vai se aproximando e, instintivamente, começo a ver que ritmo consigo realizar cada desafio lançado.

O grande problema é que treino longo não é lugar para forçar o ritmo e sim para acumular kms. Quer melhorar o ritmo da prova? Força no treino de ritmo as terças-feiras!!!

Forçar o ritmo durante os longões estava acabando com a minha resistência e ficava mais cansado a cada semana que passava. Cheguei a ter sintomas de resfriado na última semana e acabei pulando o treino de quinta para não correr o risco de cair de cama.

No último sábado o longo previa 25kms. Desde o início segui em um pace mais lento em relação as semanas anteriores. Resultado, acabei o treino com algumas dores musculares (normal para a distância) mas muito mais inteiro do que vinha finalizando os treinos as semanas anteriores.

Portanto fica a dica. Treino é treino, respeite o objetivo de cada um deles, não queira pular etapas. Somente assim você estará em seu melhor momento no dia da prova.

Abraço a todos.

Rodrigo Muniz da Rosa

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5 comentários sobre “Quilometragem maior = pace menor

  1. Estratégia que sigo é de tirar os kms finais dos treinos longos para imprimir o ritmo de prova, ou até mesmo rodar mais rápido que esse. Geralmente, os últimos 5km. Termino mais inteiro do que um longo todo com a faca nos dentes, como também errava ao fazer.

  2. Cometo o mesmo erro! geralmente tento fazer um pace de 5:50 e acabo “quebrando” e terminando um treino de 15 ou 18 com pace de 7:30 e às vezes até 8:00; minha expectativa é encontrar um pace adequado e ter disciplina para mantê-lo ao longo do percurso.

    • Oi Franzé.
      A minha primeira maratona foi bem. Até o km 34 estava com um ritmo super bom e iria fechá-la abaixo das 4 horas. Mas os últimos kms foram cruéis e o ritmo despencou.
      Acabei terminando em 4 horas e 10 minutos.
      Em novembro vou para minha segunda maratona, provavelmente será a de Curitiba. Nesta vou tentar fechar sub 4hs.
      Abraço

    • Boa noite Samantha. Tudo bem?
      Sim, utilizo o treinamento online da My Runner desde que comecei a correr.
      Na época minha primeira prova foi de 3km, já a minha última realizada em junho foi minha primeira maratona 42km.
      Acho que já da pra ver o quanto eu evolui com eles, né?
      Abraço. E qualquer dúvida é só falar.

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