Objetivo

Comrades: “Sem dúvida a maior ultramaratona do mundo onde os atletas vêm de todo o mundo a combinar músculos e tendões e força mental para conquistar os cerca de 90 km entre as cidades de Pietermaritzburg e Durban, o evento deve suas origens à visão de um homem, veterano da 1° Guerra Mundial Vic Clapham”.

Texto retirado do site oficial da Comrades (www.comrades.com)

Ok, a meta foi definida, mas como alcançá-la?

Sempre acreditei que se alguém algum dia já realizou um feito, eu também sou capaz de realizá-lo. Afinal, não nascemos todos iguais? Basta dedicação e perseverança para alcançar sua meta.

Estava em um momento da corrida que comecei a questionar o que eu estava buscando. Como já comentei anteriormente, eu preciso de desafios para me manter motivado.  Uma opção seria melhorar tempo, a outra alcançar grandes distâncias.

Melhorar tempo é um bom desafio, mas tem um ponto que me incomoda nele. Eu não consigo aproveitar o momento da corrida quando estou exclusivamente buscando o tempo. Comecei a perceber isto nos treinos de 10Km, onde acabava o treino esgotado e ainda levava de presente um resfriado.

A opção de buscar grandes distâncias muda o foco da corrida e eu não ficava mais preso ao pace. Conseguia curtir mais o ‘durante’ e não apenas o final. Com esta visão a Comrades caiu como uma luva, oferecendo um grande desafio e a possibilidade de participar de uma prova que possui uma história muito forte.

Claro que evoluir o ritmo e melhorar as técnicas de corrida continuam presentes nos meus treinamentos, afinal sempre queremos evoluir, mas agora elas passaram a fazer o papel de coadjuvantes.

Acredito que o desafio sempre é positivo quando se é possível alcançá-lo. Metas impossíveis de alcançar tem um efeito contrário, desmotivador. Para alcançar minha meta defini um planejamento conservador, tendo previsto o aumento contínuo da distância de modo a ganhar uma boa base e evitar lesões.

Vejam as metas estabelecidas:

  • 2013 – prova alvo: São Silvestre (15 Km)
  • 2014 – prova alvo: 1 Meia Maratona (21Km) e 1 Maratona (42Km)
  • 2015 – prova alvo: 2 Maratonas (42Km)
  • 2016 – prova alvo: Comrades (aproximadamente 90Km)

Muitas vezes deixamos de encarar novos desafios por parecerem muito distantes da nossa realidade, mas eu sempre acreditei que para alcançá-los basta começar. Levo isto para qualquer desafio, pode ser para se tornar um grande guitarrista quando ainda não se sabe fazer um acorde, aprender a falar chinês quando ainda não se sabe uma palavra ou correr uma ultramaratona quando não se corre 5 minutos consecutivos.

Podemos alcançar qualquer meta, desde que se dê o tempo necessário para isto. O planejamento apresentado pode parecer longo demais, mas é totalmente factível e possuí várias metas intermediárias que permitem manter a motivação em alta.

Agora é arregaçar as mangas e trabalhar, digo, treinar.

Abraço,

Rodrigo Muniz da Rosa

Publicidade

4 comentários sobre “Objetivo

  1. Rodrigo.. parabéns pela meta definida e seu esforço. Parabéns também pelas mensagens do blog que se aplicam a corrida ou a qualquer outro objetivo.. realmente devemos buscar nossos sonhos por mais longínquos e impossíveis que pareçam ser.. parabéns!!! Patrícia Gutierri

  2. Gostei do post, correr pra buscar tempo é exaustivo, e realmente você não curti a prova, eu prefiro correr para completar os desafios, agora mesmo vou tentar correr em fevereiro uma prova de montanha de 21km, o máximo que cheguei foi os 12km.

    • Concordo com você Eduardo.
      Gosto de aproveitar a corrida e não conseguia isto quando focava apenas em tempo.
      Apenas cuide para não aumentar o volume muito rápido. Uma meia em fevereiro parece ser muita coisa se o seu máximo foi 12km até agora.
      Concluir não tenho dúvidas de que você irá, mas o risco de lesão aumenta.
      Abração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s