Semana difícil. Cansaço excessivo.

Esta semana sofri com um cansaço excessivo durante os treinos programados.

O treino passado pela assessoria My Runner está dividida em três etapas. Esta semana foram dois treinos de 12kms e um de 21kms.

Os 12k de terça-feira foram tranquilos, com a dificuldade normal imposta pelo treino de ritmo, onde o foco é a velocidade.

Na quinta-feira realizo os mesmos 12k em um ritmo um pouco mais leve, mas adiciono inclinação na esteira. Normalmente sigo o seguinte plano:

  • 1km sem inclinação
  • 1km com inclinação de 1
  • 1km com inclinação de 2
  • 1km com inclinação de 1
  • 1km sem inclinação

Repito esta sequência até completar a distância planejada. Pois bem, esta semana fechei apenas o primeiro ciclo. Após alcançar o 5km segui até o final sem adicionar inclinação na esteira.

Sábado é dia de treino longo. Como a data da prova (Igaratá 23k) está se aproximando o longão desta semana quebrou a barreira dos 20k.

Desde o primeiro km senti que seria difícil, estava mais cansado do que o normal. Ao final do treino percebi que todas as parciais registradas pelo Garmin (km a km) foram mais lentas quando comparadas com o longão realizado na semana anterior. O ritmo médio aumentou em 16s!

Apesar deste aumento da quilometragem, natural quando estamos chegando próximo a data da prova, não acredito que isto tenha sido o fator principal para este cansaço que senti. Acredito que este cansaço tenha relação com horas de sono, a final, os cuidados com o corpo são tão importantes quanto os treinos de corrida em si.

Já recebi da My Runner a planilha de treinos desta semana. Acredito que com alguns cuidados em relação a alimentação e as horas de sono tudo vai se ajustar. Caso esta situação permanecer irei me reunir com o meu treinador Thiago Oliveira para rever a planilha de treino.

Abraço a todos.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s