Esta semana sofri com um cansaço excessivo durante os treinos programados.
O treino passado pela assessoria My Runner está dividida em três etapas. Esta semana foram dois treinos de 12kms e um de 21kms.
Os 12k de terça-feira foram tranquilos, com a dificuldade normal imposta pelo treino de ritmo, onde o foco é a velocidade.
Na quinta-feira realizo os mesmos 12k em um ritmo um pouco mais leve, mas adiciono inclinação na esteira. Normalmente sigo o seguinte plano:
- 1km sem inclinação
- 1km com inclinação de 1
- 1km com inclinação de 2
- 1km com inclinação de 1
- 1km sem inclinação
Repito esta sequência até completar a distância planejada. Pois bem, esta semana fechei apenas o primeiro ciclo. Após alcançar o 5km segui até o final sem adicionar inclinação na esteira.
Sábado é dia de treino longo. Como a data da prova (Igaratá 23k) está se aproximando o longão desta semana quebrou a barreira dos 20k.
Desde o primeiro km senti que seria difícil, estava mais cansado do que o normal. Ao final do treino percebi que todas as parciais registradas pelo Garmin (km a km) foram mais lentas quando comparadas com o longão realizado na semana anterior. O ritmo médio aumentou em 16s!
Apesar deste aumento da quilometragem, natural quando estamos chegando próximo a data da prova, não acredito que isto tenha sido o fator principal para este cansaço que senti. Acredito que este cansaço tenha relação com horas de sono, a final, os cuidados com o corpo são tão importantes quanto os treinos de corrida em si.
Já recebi da My Runner a planilha de treinos desta semana. Acredito que com alguns cuidados em relação a alimentação e as horas de sono tudo vai se ajustar. Caso esta situação permanecer irei me reunir com o meu treinador Thiago Oliveira para rever a planilha de treino.
Abraço a todos.