Na semana passada consegui retomar a rotina normal de treinos, reservando 3 dias para corrida e 2 dias para reforço muscular.
Durante as festas de final de ano consegui manter bem os treinos de corrida, mas confesso que o reforço muscular foi posto totalmente de lado. Já faziam 4 semanas que estava afastado da academia!
Para o reforço muscular tenho uma meta em especial. Quero trocar o treino de musculação por treinamento funcional. Acho que está mais alinhado com o meus objetivos e terei maiores ganhos com ele. Mas por enquanto vou mantendo a musculação.
Os treinos de corrida foram tranquilos. Meu treinador Thiago Oliveira da KM Esportes dividiu em dois treinos de 7KM e um longo de 12KM.
Os treinos de 7KM foram em ritmo leve (6:30 min/km) e realizei na esteira da academia. Antes de cada treino devo realizar os seguintes exercícios educativos: skipping (3x1min), dribling (3x1min) e anfersen (3x1min). Confesso que consegui realizá-los apenas no primeiro treino da semana.
A correria da semana dificultou encaixar os treinos nos dias planejados e por isto tive que realizar o longão no domingo, dia que geralmente reservo para descanso.
O treino longo previa 12km em ritmo alternado. A cada 3km em ritmo leve (pace entre 6:30 e 6:40 min/km) deveria realizar 1km em ritmo um pouco mais forte (pace entre 5:20 e 5:40 min/km).
Acabei realizando este treino em um ritmo um pouco mais forte sem perceber. Mantive o pace médio de 6:20min/km nos trechos de ritmo mais leve e o pace de 5:10min/km nos trechos onde o ritmo aumentava um pouco.
Nesta fase de treino de base tenho que tomar o cuidado de seguir as distâncias e ritmos sinalizados pela KM Esportes. Apesar de conseguir imprimir um ritmo mais forte é importante não pular etapas.
Apesar da ansiedade por imprimir ritmos mais fortes e distâncias maiores, considero que esta foi uma boa semana de treinos.
Abraço a todos.
Rodrigo Muniz da Rosa