Apresentação

Olá,

Você já imaginou uma pessoa que não corre 5 minutos consecutivos decidir que irá correr a Comrades, uma das ultramaratonas mais respeitadas no mundo devido seu alto grau de dificuldade.

Pois é, este sou eu!

Meu nome é Rodrigo Muniz da Rosa, nasci em 1978, sou do Rio Grande do Sul e há 3 anos estou morando em São Paulo. Sempre gostei de esportes, geralmente vinculados à natureza e que me tragam prazer ao realizá-los. No sul era praticante assíduo do surf, skate e bike, sempre com a companhia do meu irmão e de amigos.

Quando me mudei para São Paulo fiquei um bom tempo parado. A falta de amigos para me acompanhar, a distância para chegar aos lugares, entre outras coisas sempre eram justificativas para a ausência de exercício.

A corrida entrou em minha vida em julho de 2012 com incentivo da minha esposa começamos a correr no parque Ibirapuera (SP). O início foi tímido, comprei um tênis básico (190 reais) e corríamos 1 vez a cada 10 dias mais ou menos. Revezávamos entre 5 minutos de corrida e 5 minutos de caminhada. Se aguentasse fechar 30 minutos neste ritmo, já ficava feliz da vida.

Sabia que a frequência estava muito baixa…precisava achar um estímulo para aumentar minha motivação na corrida. Metas e objetivos sempre me motivaram, então decidi me inscrever em uma prova de rua (Duque de Caxias – 3,1Km).

O clima que presenciei na largada era o que estava faltando para me apaixonar pela corrida. É difícil descrever a energia de milhares de pessoas reunidas às 7 horas da manhã com o intuito de fazer exercício físico.

Outra sensação indescritível é o término da corrida: a sensação de objetivo alcançado me traz uma grande satisfação pessoal. Se você já participou de corridas de rua, sabe do que estou falando. Caso ainda não tenha participado, acho extremamente positivo que experimente.

Bem, descobri o que precisava para entrar de vez no mundo da corrida. Desafios!

Coloquei a meta de alcançar os 5Km e passei a treinar de 2 a 3 vezes por semana com apoio de planilhas de treinos fornecido em revistas especializadas. Devido a experiência anteriores da minha esposa, tomei algumas precauções para evitar lesões: comprei um tênis melhor e comecei a fazer musculação para realizar um reforço muscular.

A meta dos 5Km foi alcançada ainda em 2012 em uma prova da Track & Field, os treinos continuaram e no início de 2013 realizamos outra prova de 5Km (Circuito do Sol).

Apesar de manter o foco nos treinos eu percebia que as planilhas das revistas eram muito genéricas e muitas vezes os treinos estavam muito fáceis ou muito difíceis. O medo de me lesionar por falta de informação me motivou a buscar o auxilio de uma assessoria esportiva.

O próximo passo eram as provas de 10Km, difícil acreditar que alcançaria em tão pouco tempo esta marca. Com o apoio da assessoria, eu mudei o estilo de treino. Passei a realizar exercícios para aprimorar técnicas de corridas e desenvolvemos um planejamento que possibilitou alcançar os 10Km no primeiro semestre deste ano (2013) em uma das etapas do Circuito das Estações.

E agora? Comrades! 87Km praticamente sem trechos planos.

Já havia lido algumas matérias a respeito, mas ela realmente me despertou interesse após ler a matéria ‘Inferno da África’ na edição de julho de 2013 da Runner’s. Esta matéria relata a prova na visão de Adriano Bastos, rei da Maratona da Disney.

Acha muita pretensão almejar algo tão grande? Pois bem, vou mostrar que podemos superar qualquer desafio em nossas vidas, desde que realmente nos propormos à isto.

O desafio está lançado, agora não faltará motivação para os treinos durante um bom tempo.

Acompanhem neste blog todos os passos da preparação em busca desta nova meta.

Abraços a todos

Rodrigo Muniz da Rosa

Publicidade

10 comentários sobre “Apresentação

  1. Parabéns pela iniciativa!
    Espero que vc consiga atingir seu objetivo.
    Corro provas de 10 km e estou me preparando para uma meia maratona (não é tao difícil como no seu caso hehe) e sei como não é facil se privar de certos eventos sociais, manter o foco em seu objetivo. Contar com o apoio da família é sem dúvida essencial.

    Boa sorte em sua jornada!
    Abraço

    • Oi Thadeu, obrigado pela mensagem de apoio.
      Ver que vocês estão acompanhando o blog é um grande motivador para conseguir alcançar minha meta.
      Quando vai ser sua meia maratona?
      A minha está prevista para o dia 03 de novembro na prova do circuito Athenas em SP.
      Grande abraço

  2. Olá Rodrigo,

    Não, não é muita pretensão almejar algo tão grande como participar e concluir a Comrades na África do Sul. No meu caso, por conta de um acidente no ciclismo, permaneci sedentário por 11 anos, de 1996 a 2007. A partir do incentivo de amigos, colegas de trabalho e corredores mais experientes, comecei a correr, aos poucos, fui adquirindo confiança e gradativamente fui me aventurando em provas mais longas. Hoje, depois de concluir 2 Comrades (2012 e 2013), interpreto que: com doses de paciência e disciplina nos treinos, o sonho é possível. A propósito, estou relacionado a URL do seu site à minha lista “Blog de Corredores”. Se desejar ler algo sobre a Comrades, sinta-se à vontade.

    Ultra abraço e bons treinos!!!

    Dionisio Silvestre
    http://correrpurapaixao.blogspot.com.br/

    • Oi Dionisio, tudo bem?
      Foi engraçado quando li seu comentário.
      Quando comecei a ler sobre o acidente e teus amigos te incentivando a correr já pensei direto em te oferecer ajudar para este desafio.. Em seguida vi que você já completou 2 Comrades e percebi que sou eu que tenho que pedir ajuda… rsrs
      Já acessei teu blog e comecei a te seguir… Gostei muito da tua história e com certeza quero acompanhar teus treinos.
      Quem sabe em 2016 não faremos a Comrades juntos!
      Você é do Paraná, certo?
      Tenho alguns primos e amigos por ai. Quero muito visitar o Paraná para gravar um vídeo para o Runner Turismo (https://90km.wordpress.com/2013/11/14/runner-turismo-serie-parques-ibirapuera-sp/), quem sabe não marcamos de nos encontrar.
      Abraço

  3. Parabéns, vou acompanhar a sua preparação, estou correndo ha 8 meses, participei da São Silvestre
    1:41:00, realmente com treino e foco tudo e possivel, estou treinando para a meia. ABÇ.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s