Diário de bordo 17 de fevereiro 2014

O treino da semana mudou totalmente do realizado até o momento. A medida que semana foi avançando tive uma mescla de sentimentos de satisfação e com um pouco de decepção.

Ao entrar no sistema da KM Esportes me deparei com a seguinte planilha:

Terça-feira: Ritmo forte, muito forte. Realizar 10km o mais rápido possível.
Quinta-feira: Realizar 12km com acréscimo de 20 segundos no pace realizado no treino de terça.
Sábado: Realizar 20km com acréscimo de 1min30seg no pace realizado no treino de terça.

O primeiro ponto que me chamou a atenção na planilha foi o de que iria quebrar a barreira dos 20km. Até então a maior distância que percorri havia sido de 18km.

Iniciei o treino de terça-feira com o intuito de percorrer 10km a uma velocidade de 12km/h (5 min/km). Já havia feito este pace antes de me lesionar em setembro do ano passado, mas mesmo assim parecia um desafio a ser batido já que venho treinando em um ritmo bem mais baixo desde que voltei.

Com 3km de treino senti que o ritmo estava muito leve e decide aumentar a velocidade da esteira para 12,5 km/h. Após o 7km continuei que a velocidade estava muito baixa para quem deveria aplicar um ritmo muito forte e fui aumentando a velocidade aos poucos até chegar aos 14km/h ao finalizar o treino. Completei os 10km (4:49 min/km) em 48minutos e 20 segundos.

Fiquei muito feliz pois não esperava conseguir ficar abaixo dos 50 minutos. Mas ao mesmo tempo estava com uma pulga atrás da orelha, pois apesar do ritmo ter sido alto eu sentia que meu cansaço não estava compatível com o ritmo aplicado.

Na quinta-feira fui para a academia do meu prédio com o objetivo de percorrer 12km em velocidade de 11,6km/h (5:09 min/km), mas para minha surpresa a esteira que realizei o treino na terça estava quebrada.

Segui para a academia. Tento evitar toda a função de sair do prédio e me dirigir para a academia quando tenho apenas treino de corrida, mas desta vez não teve jeito.

Ao chegar lá iniciei o treino com a velocidade de 11,6km/h. No primeiro km já vi que tinha algo errado, o ritmo estava extremamente forte para quem deveria percorrer 12km.

Consegui manter esta velocidade até a primeira parada para hidratação com 5,5km percorridos. Neste ponto extremamente decepcionado fui obrigado a retomar o treino com a velocidade de 11km/h.

Senti que não estava preparado para o ritmo e este início de treino me consumiu demais. O pior de tudo é que estava chegando ao 7km com a percepção de que não iria conseguir completar o treino. Até então nunca deixei de bater as metas estabelecidas pela KM Esportes e abandonar o treino na metade não estava em meus planos.

Por isto decidi diminuir a velocidade para 10km/h a partir do 7,5 km. Desta maneira fui me arrastando até o final do treino completando 12km em 1hr6min07seg.

Encerrei o treino extremamente chateado e só conseguir enxergar uma explicação para o que aconteceu. A esteira que estava quebrada na quinta-feira já deveria estar com problemas na terça, quando realizei o treino dos 10km. Provavelmente a velocidade estava desregulada e eu não completei os 10km em 48min20seg.

Como o treino de quinta-feira era balizado pelo resultado alcançado na terça o ritmo acabou ficando muito forte para mim. Esta foi a única explicação que encontrei.

Sábado era a vez do longo. Encarar meus primeiros 20km com um pace de 6:20min/km. Tive uma noite ruim de sono e ainda impactado pelo treino de quinta-feira sai para treinar próximo das 9 horas da manhã.

Os primeiros 4km foram pesados e o corpo parecia estar preso, mas aos poucos fui me soltando e o treino foi fluindo melhor. Ao final acabei os 20km bem e mais uma semana ficou para trás.

Pela primeira vez: realizei um treino de 20km, somei mais de 40 km em uma semana de treino e deixei de cumprir o exigido pela planilha de treinos. Infelizmente não posso adicionar que fechei os 10km abaixo de 50 minutos, pois tenho certeza que a esteira de terça estava com problemas.

Abraço a todos e boa semana.

Rodrigo Muniz da Rosa

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