Ao receber a planilha de treinos no início da semana percebi que o formato estava muito parecido com a da semana anterior. Novamente o treino de segunda-feira solicitava correr 10km o mais forte possível.
Isto aconteceu devido a falha que tive ao registrar este treino na semana anterior. Este furo não permitia a definição correta do ritmo que deveria seguir nos próximos treinos.
Realizei este treino na terça-feira pela manhã na esteira da academia. Decidi inicia-lo em um ritmo mais conservador para garantir que não precisaria diminuí-lo ao longo dos kms. Consegui completar o treino em 52min53seg, ritmo médio de 5:17 min/km.
Confesso que esperava um tempo melhor, mas um dos segredos para se ter sucesso na corrida é ter paciência para aguardar uma evolução segura nos treinos.
Na quinta-feira o treino era de 13km com pace de até 30 segundos acima do realizado na terça-feira, portando poderia atingir um ritmo de 5:47 min/km. Optei por realizar este treino na USP para ver como responderia forçando um pouco o ritmo fora da esteira.
Consegui completar este treino com o pace de 5:22 min/km, totalizando o tempo de 1h09seg57min. Realizei uma pequena parada para hidratação ao completar 6km. Finalizei o treino me sentindo bem, apesar de ter sentido uma bolha no calcanhar direito por volta do 10km.
Sábado estava previsto o treino longo de 22km com o ritmo de até 1min30seg acima do pace realizado na terça-feira. Para este treino não tenho acompanhado o pace no Garmin, pois tenho moderado o ritmo pela percepção de esforço. Procuro manter o esforço sempre entre leve e moderado. Mesmo assim estava tranquilo de que meu ritmo ficaria abaixo dos 6:47min/km previsto.
Realizei 3 paradas de hidratação neste treino, uma a cada 6 km. Tenho notado uma melhora considerável no meu desempenho em longos após a Mariana Klopfer (Nutricius) ter inserido uma dieta especial no dia pré treino (sexta-feira) e ao incluir flaconetes de blend de aminoácido e creatina no pós treino.
Consegui percorrer os 22km tranquilo, sem grandes problemas. O único ponto em que senti um pouco mais foi em uma subida já no 20km. Após finalizar o treino e os músculos esfriarem sofri um pouco com dores musculares nas pernas, dificultando um pouco até no caminhar. Mas nada preocupante, no domingo já estava normal.
O ponto negativo da semana foi a musculação. Estou com uma inflamação no pulso que já vem se estendendo a 2 meses e por isto decidi dar uma pausa nos treinos.
Abraço e boa semana a todos.
Rodrigo Muniz da Rosa