Se no início do ano passado eu fosse questionado se algum dia eu iria correr uma prova de 5 km provavelmente a resposta seria não. Não conseguia correr 5 minutos consecutivos!
Então como posso ter o objetivo de completar a Comrades, uma ultramaratona de quase 90km percorridos em um percurso com mais de 700 metros de diferença de altimetria entre seu ponto de largada e sua chegada?
A resposta é: metas.
Quantas vezes pensamos em fazer algo e desistimos antes mesmo de começar. Algumas vezes até começamos, mas o objetivo parece tão longe que acabamos desistindo do projeto no meio do caminho.
É muito importante que as pessoas definam metas para alcançar seus objetivos. Ter uma meta definida significa ter um direcionamento.
A meta lhe ajuda a crescer, pois toda meta exige foco, treinamento e dedicação. Sem metas ficamos perdidos, sem direção e é natural que a frustração acabe aparecendo.
Se seu objetivo é muito grande defina metas intermediárias e, se necessário, ajuste-as ao longo do caminho.
Eu não me preocupo em realizar ajustes em uma meta, eles são necessários. Às vezes o próprio objetivo pode ser alterado e isto não é negativo. Isto acontece porque aprendemos ao longo do caminho. Muitas vezes só temos uma visão real do percurso quando estamos nele.
Para alcançar o objetivo Comrades criei o projeto 90KM, onde planejei algumas metas intermediarias para me manter motivado. Iniciei este projeto com o objetivo de realizar a Comrades em 2017. Mas ao sentar com a assessoria KM Esportes para revisar o cronograma inicial vimos que podemos redistribuir as metas intermediárias e adiantar a Comrades para 2016.
Esta data pode mudar? Claro! Vai depender de como será minha resposta aos treinos.
Portanto não seja muito duro consigo mesmo quando não conseguir cumprir exatamente o que estava planejado inicialmente.
Lembre-se, quem nunca começar nunca vai terminar nada.
Defina suas metas e vá buscar seus objetivos.
Abraços.
Rodrigo Muniz da Rosa
A meta, objetivo, determinação e foco+ perseverança=resultado positivo.
Show de bola! Também comecei a correr no ano passado e minha primeira prova foi 5k em maio/13. Concordo plenamente contigo, se não tivermos metas e objetivos ficamos perdidos e muitas vezes o motor gira em falso.
Pra esse ano coloquei uma meta de participar da minha primeira Meia Maratona (maio/14) e no segundo semestre irei fazer uma segunda Meia já com o objetivo de baixar o tempo da primeira.
Muito sucesso em seu objetivo da Comrades!
Muito bom! É exatamente isso: quem tem metas tem tudo, sabe onde ir e acaba sem moscar (muito) por aí!
Boa inspiraçao seu post!