A importância das metas

Se no início do ano passado eu fosse questionado se algum dia eu iria correr uma prova de 5 km provavelmente a resposta seria não. Não conseguia correr 5 minutos consecutivos!

Então como posso ter o objetivo de completar a Comrades, uma ultramaratona de quase 90km percorridos em um percurso com mais de 700 metros de diferença de altimetria entre seu ponto de largada e sua chegada?

A resposta é: metas.

Quantas vezes pensamos em fazer algo e desistimos antes mesmo de começar. Algumas vezes até começamos, mas o objetivo parece tão longe que acabamos desistindo do projeto no meio do caminho.

É muito importante que as pessoas definam metas para alcançar seus objetivos. Ter uma meta definida significa ter um direcionamento.

A meta lhe ajuda a crescer, pois toda meta exige foco, treinamento e dedicação. Sem metas ficamos perdidos, sem direção e é natural que a frustração acabe aparecendo.

Se seu objetivo é muito grande defina metas intermediárias e, se necessário, ajuste-as ao longo do caminho.

Eu não me preocupo em realizar ajustes em uma meta, eles são necessários. Às vezes o próprio objetivo pode ser alterado e isto não é negativo. Isto acontece porque aprendemos ao longo do caminho. Muitas vezes só temos uma visão real do percurso quando estamos nele.

Para alcançar o objetivo Comrades criei o projeto 90KM, onde planejei algumas metas intermediarias para me manter motivado. Iniciei este projeto com o objetivo de realizar a Comrades em 2017. Mas ao sentar com a assessoria KM Esportes para revisar o cronograma inicial vimos que podemos redistribuir as metas intermediárias e adiantar a Comrades para 2016.

Esta data pode mudar? Claro! Vai depender de como será minha resposta aos treinos.

Portanto não seja muito duro consigo mesmo quando não conseguir cumprir exatamente o que estava planejado inicialmente.

Lembre-se, quem nunca começar nunca vai terminar nada.

Defina suas metas e vá buscar seus objetivos.

Abraços.

Rodrigo Muniz da Rosa

Publicidade

3 comentários sobre “A importância das metas

  1. Show de bola! Também comecei a correr no ano passado e minha primeira prova foi 5k em maio/13. Concordo plenamente contigo, se não tivermos metas e objetivos ficamos perdidos e muitas vezes o motor gira em falso.

    Pra esse ano coloquei uma meta de participar da minha primeira Meia Maratona (maio/14) e no segundo semestre irei fazer uma segunda Meia já com o objetivo de baixar o tempo da primeira.

    Muito sucesso em seu objetivo da Comrades!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s