Meus primeiros 20KMs

Após uma noite ruim de sono, onde acordei duas vezes durante a madrugada e tive dificuldades para voltar a dormir, estava previsto o treino onde percorri meus primeiros 20km seguidos.

Acordei mais tarde do que o normal e iniciei o treino próximo das 9 horas da manhã. Por sorte o tempo estava ameno. Durante a semana estava empolgado com este treino, mas após a noite mal dormida foi complicado sair de casa.

Iniciei o treino sem ter um percurso definido na cabeça. Subi pela Rua PIO XI e segui pela Aveinda São Gualter até a praça Panamericana.

Nestes primeiros quilômetros lembrei do post “Quando a mente se impõe ao corpo” publicado no blog Rumo a Comrades 2014 (http://rumoacomrades.com/2014/02/12/quando-a-mente-se-impoe-ao-corpo/). Até o 4 km estava difícil de correr. O corpo estava pesado, a respiração parecia não encaixar e cada metro percorrido gerava um desgaste acima do normal. Mas aos poucos fui me soltando e consegui engrenar.

Ao chegar na praça Panamericana estava com aproximadamente 5km e decidi parar em um posto para fazer o primeiro ponto de hidratação. Neste momento tinha que decidir se seguia em direção ao Parque do Ibirapuera ou se iria para a Cidade Universitária.

Se optasse por ir para o Parque do Ibirapuera poderia aproveitar para tomar uma água de côco em uma das bancas do parque, mas se fosse para a Cidade Universitária poderia fazer uma parada estratégica na base da KM Esportes. Acabei optando pela Cidade Universitária, pois estava com receio do percurso até o Ibirapuera extrapolasse os 20 km previstos.

Vejam como ficou o percurso final.

Longo 15fev14_1

Segui em direção a Cidade Universitária e alcancei seus portões com um pouco mais de 6km percorridos. Segui pela Raia Olímpica e ao chegar ao seu final retornei pela Avenida Professor Luciano Gualberto. Alcancei a base da KM Esportes no 10km.

Aproveitei para fazer a parada para o segundo ponto de hidratação e bater um papo com meus treinadores Thiago Oliveira e Patricia Cordeiro. Estavam com o cooler cheio de Batavo Hidra, mas decidi não inventar no meio do treino e fiquei apenas com a água e com o sachê de carbo gel.

Sai da KM Esportes com a mochila cheia. Levei 2 garrafas de água e 2 Batavos Hidra. Logo percebi a besteira que fiz, pois senti o peso nos kms seguintes. Antes de sair da Cidade Universitária percorri mais 3km para conseguir fechar os 20km mais ou menos no ponto de onde comecei o treino.

Completei 15km um pouco antes da Praça Panamericana e consegui me livrar de 500ml de água. Um pouco menos de peso para carregar. rsrs

Retornei pela Avenida São Gualter encarando a mesma subida longão passado. Desta vez senti um pouco mais devido já ter percorrido mais de 15km, mas acabou não foi muito sofrido.

Ao chegar na Avenida Cerro Corá percebi que não poderia seguir pela PIO XI pois iria terminar o treino com mais ou menos 18km, por isto optei por percorrer um pedaço da Cerro Corá antes de retornar ao ponto de partida.

Apesar de ter iniciado mal o treino ele acabou se desenvolvendo bem. Tirando o início e final do treino onde encontrei um percurso com maior diferença de altimetria, o restante do percurso foi plano.

Longo 15fev14_2

Acabei o treino feliz por ter quebrado a barreira dos 20km.

Abraço a todos.

Rodrigo Muniz da Rosa

Publicidade

6 comentários sobre “Meus primeiros 20KMs

    • Oi Evandro, tudo bem?
      Que legal. Estou pretendendo correr a Comrades em 2015, mas claro que terei que ver como eu passo por cada etapa primeiro.
      Minha meia maratona está programada para o dia 5 de abril e se tudo der certo quer fazer minha primeira maratona em agosto.
      Vai me atualizando como estão seus treinos.
      Quem sabe não fazemos a Comrades juntos!
      Abraço

  1. Rodrigo,
    Ter um objetivo tão grandioso para 2015, certamente o fará manter-se no foco. Vai com calma, devagar e sempre o longe se tornará perto.
    Estou conhecendo seu site agora e não li outros posts, mas como está em Sampa, recomendo (talvez vc já o tenha feito) uma conversa com o experiente e simpático e ultraacessível Prof. Branca para obter boas dicas.
    Abraços!

    • Olá Roberto. Tudo bem?
      Este é um dos motivos do blog. Ajudar a manter o foco no objetivo final (Comrades).
      Sei que para chegar lá tenho vários desafios no meio do caminho. A meia maratona prevista para 5 de abri, umas 2 maratonas, para então encarar a ultra.
      Claro que o resultado de cada uma destas etapas irão credenciar a próxima. Pode ser que tenha que permanecer um tempo maior em uma das etapas antes de passar para a outra e isto pode transferir a Comrades para 2016. Sem problema!
      A sua dica de buscar um acompanhamento profissional é fundamental. Desde o início do projeto estou tendo o acompanhamento da assessoria KM Esportes e da nutricionista do esporte Mariana Klopfer da Nutricius.
      Grande abraço.

  2. Rodrigo, parabéns pelo treino e pelo relatório! Sou do Rio Grande do Sul, mas tenho participado da São Silvestre aí na sua cidade. Embora digam que é desorganizada, é a corrida que mais gosto. Agora estou me preparando para minha primeira maratona, que ocorrerá em maio em Porto Alegre. No próximo sábado correrei 28 km, que será minha maior distância desde que comecei a correr, em julho de 2012. Abraço e bons treinos!

    • Olá Danilo, tudo bem?
      Na verdade também sou gaúcho. Estou vivendo em São Paulo a mais ou menos 4 anos.
      Concordo com você sobre a São Silvestre. O segredo é corrê-la com a expectativa certa.
      Minha primeira meia maratona será aí no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves no próximo dia 05 de abril.
      Pensei em encarar a maratona de Porto Alegre, mas está muito próxima. Estou procurando uma maratona entre final de julho ou início de agosto, por isto a maratona do RJ (27 de julho) está liderando a minha lista.
      Ótimo treino para nós.
      Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s