Falhas na captação de altimetria – Garmin 910xt

Boa noite pessoal.

Mais uma semana se vai e com ela 41kms de treinos repassados pela assessoria online My Runner.

Como escrevi no post anterior minha próxima meta é a prova de montanha Igaratá 23K, no próximo dia 29 de março. Por tratar-se de uma prova de montanha, além de acumular quilômetros,tenho que buscar percursos com bastante variação de altimetrias.

Foi exatamente neste processo de caça as ladeiras que percebi algo estranho na altimetria captada pelo meu Garmin 910xt. Após um treino de 13kms onde planejava atingir 340 metros de elevação, me deparei com algo em torno de 550 metros de elevação.

Achei esta diferença estranha e decidi confirmar se ela estava certa.O próximo longo seria de 15kms e optei em fazer os primeiros 10kms exatamente pelo mesmo percurso realizado na semana anterior.

Para quem utiliza GPS’s Garmin sabe que eles informam detalhes do treino a cada quilômetro percorrido, portanto a ideia seria confrontar quilômetro a quilômetro os primeiros 10kms do percurso.

Como imaginava, as informações referente a altimetria coletadas pelo Garmin não fazem o mínimo sentido. Em determinado quilômetro o Garmin havia informado um ganho de elevação de 5 metros, este mesmo trecho quando percorri novamente indicou ganho de elevação de 47 metros. Isto é, como confiar nas informações fornecidas???

A primeira coisa que me passou pela cabeça foi de que meu Garmin estava com problema, mas ao pesquisar no Google vi que a coleta da altimetria é um problema em todos os dispositivos ou aplicativos de GPS. Isto com certeza é um problema para quem está treinando para provas de montanhas.

Vocês já passaram por isto? Alguém tem alguma sugestão?

Abraço a todos.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s