Olá.
Esta semana defini com o meu treinador (Thiago Oliveira – My Runner) as metas de 2015.
A meta principal continua sendo a ultramaratona Comrades, mas ainda não estou preparado para encará-la este ano. Para conseguir alcança-la estou contando com o apoio e planejamento da assessoria My Runner e para isto definimos 3 provas alvos para 2015.
O objetivo foi buscar provas que conciliem desafios no que diz respeito a distância e a altimetria, uma vez que a Comrades é uma prova de 90km com um ganho de altimetria superior a 2000m.
Igaratá 23K
A primeira prova será a Igaratá 23K realizada no dia 29 de março na cidade de Igaratá, interior de São Paulo. Esta é uma prova de montanha de 23km, onde irei focar na preparação para encarar boas subidas ao longo do percurso. Vejam o mapa de altimetria da prova.
A total serão em torno de 760 metros de ganho de altimetria distribuídos ao longo dos 23km. O gráfico fornecido pela organização da prova deixa claro que entre o 3º e 7º km está a subida mais forte e mais longa a ser encarada, mas imagino que a subida do 15º km e a do 20º km também serão bem duras, principalmente por já estarem na segunda metade da prova.
Maratona de Porto Alegre
A segunda meta de 2015 será a maratona de Porto Alegre prevista para acontecer no dia 14 de junho.
Nesta prova o objetivo principal´será acumular quilometragens; ou seja, aumentar minha resistência para percursos mais longos. Esta será minha primeira maratona e por isto optamos pela maratona de Porto Alegre, considerada pela midia especializada a maratona mais aconcelhada para quem irá estrear nos 42km.
Ultramaratona Costa Esmeralda
A terceira e última meta de 2015 será a ultramaratona Costa Esmeralda, programada para o dia 7 de novembro em Santa Catarina.
Apesar de ser uma ultramaratona a quilometragem não irá aumentar muito em relação a maratona de Porto Alegre, ela terá ‘apenas’ 50kms. Assim como a prova de Igaratá, a ultramaratona Costa Esmeralda será na montanha, por isto o maior desafio será a altimetria.
Definidas as metas agora conto com a My Runner (http://www.myrunner.com.br) para conseguir alcança-las.
Agora é focar nos treinos e bater os objetivos, porque missão dada, é missão cumprida.
Abraço a todos.
Rodrigo Muniz da Rosa
Ótimas opções. Pensou nos 80k da Endurance Challenge Agulhas Negras?
Oi Icaro. Tudo bem?
Existem várias ultras que me chamam muito a atenção e com certeza ainda irei realizá-las.
O objetivo atual é a Comrades e estou 100% focado nela neste momento. As 3 provas traçadas para 2015 são justamente o caminho traçado para a preparação da Comrades 2016.
Quem sabe o Endurance da Agulhas Negras não entra nos planos para 2017. Valeu a dica
Grande abraço
Ola Rodrigo, estou pensando em fazer a Comrades 2016; meu maior desafio é o tempo para treinar. Já corri 8 maratonas, entretanto, nenhuma fiz abaixo de 4h. E como foi sua estréia em POA?
Abs,
Franzé Chaves
Boa noite Franzé. tudo bem?
Primeiramente peço desculpas pela demora para responder. Acabei saindo de férias após minha maratona e tirei umas férias dos treinos e do blog.. rsrs
Eu pretendo encarar a Comrades em 2016. A minha primeira maratona fechei com 4hs10min. Em novembro pretendo fazer a maratona de Curitiba com a meta de fazer sub 4hs.
A janela de corte para a Comrades é 5hs. Você está dentro, certo? Então se você treinar o volume necessário acho que da pra encarar.