Voltei de férias no início desta semana com muita vontade de retomar os treinos. Mas em paralelo decidi procurar ajuda especializada para curar de vez a causa da minha lesão. De nada adianta voltar sem dor se não descobrir o que a causou, pois é questão de tempo para que ela volte a aparecer.
Com este objetivo procurei a Care Club, espaço destinado a cuidar de pessoas que tem na atividade física um meio de saúde e qualidade de vida.
Vejam que legal o resultado inicial do trabalho.
Resumindo o que este vídeo nos mostra, a causa da lesão está na torção do tronco quando absorvo a pisada durante a corrida. Este movimento gera uma sobrecarga no local da lesão e se não corrigi-lo a lesão irá voltar junto com o volume dos treinos. Vejam a foto abaixo.
Vamos entender porque isto acontece.
Estou entrando com o meu calcanhar muito a frente do tronco. Isto impede uma evolução natural para frente. Primeiro a perna tem que absorver o deslocamento do corpo para só então o projetá-lo novamente à frente. Justamente neste momento o tronco está girando e gerando a sobrecarga. Vejam como este movimento fica visível na oscilação da cabeça.
A solução para este problema é entrar com o pé alinhado com o tronco e para conseguir isto serão muitas sessões de fisioterapia e exercícios educativos.
Em breve escreverei outro post com o resultado deste trabalho.
Abraço a todos.
Rodrigo Muniz da Rosa