Diário de bordo – 24 de março 2014

Reta final para minha prova e um susto na semana passada.

Mesmo já estando na fase de diminuir o ritmo e o volume de treino visando a meia maratona do dia 5 de abril (Wine Run – Bento Gonçalves / RS), na quinta-feira passada senti minha antiga lesão na altura do musculo tibial na perna esquerda. Tive que interromper o treino no 3km.

A dor não era intensa, mas constante. Aprendi que devemos ouvir nosso corpo e neste momento decidi ser mais prudente. Preferi perder um dia de treino do que arriscar toda a preparação para a prova.

No sábado o longo era de 15km e já foi para o treino com um pé atrás. Apesar de sentir uma dor de leve no início do treino ela sumiu antes mesmo de finalizar o 1ºkm e consegui completa-lo sem problema.

No final os treinos da semana foram os seguintes:

Terça-feira – 10km (velocidade 10,5km/h)

Quinta-feira – 3km (velocidade 10,5km/h)

Terça-feira – 15km (velocidade 11km/h)

Forcei um pouco mais do que estava planejado inicialmente para o meu longo, mas queria ver se a lesão iria se manifestar.

Apesar de tentar identificar a causa destas dores ainda não consegui achar uma lógica. As vezes ela aparece em treinos de ritmo (com velocidade mais alta), mas as vezes se manifesta em treinos leves. Geralmente quando ela se manifesta já aparece no início do treino.

Pior do que sentir a dor é a insegurança de saber quando ela vai aparecer. Será que no dia da prova ela pode dar as caras?

Decidi buscar ajuda mais especializada e esta semana estou agendando uma consulta com o Ortopedista do Esporte Dr. Gustavo Magliocca. Minha esperança é que ele identifique a real origem desta lesão para que possamos trata-la e curá-la de vez.

Vamos ver se o planejamento inicial de realizar minha primeira maratona no dia 27 de julho no RJ não vai ser impactado com tudo isto.

Abraço a todos.

Rodrigo Muniz da Rosa

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s