Diário de bordo: 10 de março 2014

Pessoal, tirei alguns dias de férias do blog durante o carnaval. Fui visitar a família no sul e não consegui manter as atualizações, mas como os treinos não pararam vou fazer um resumo do que foram os últimos 15 dias.

O treino previsto para a semana do dia 24 de fevereiro teve uma novidade em relação ao que vinha realizando até então. O treino de estabilidade das quinta-feira foi substituído por 10 tiros de 400 metros intercalados com 5 minutos em ritmo baixo.

Decidi começar o treino com a velocidade de 13 km/h, mas de cara já senti de leve a lesão na perna esquerda (a mesma que me afastou dos treinos durante 2 meses no final do ano passado). Como eram apenas 400 metros decidi finalizar o primeiro tiro e ver como a dor se comportava. Durante os 5 minutos de recuperação a dor sumiu por completo e por isto decidi arriscar o 2º tiro novamente com a velocidade de 13 km/h, mas infelizmente a dor voltou de leve no mesmo local.

Como gato escaldado tem medo de água fria decidi diminuir a velocidade nos próximos tiros. Ao realizar o 3º tiro com a velocidade de 12km/h a dor não voltou a aparecer e segui com esta velocidade até o final do treino. Fiquei feliz pela dor não ter voltado, mas um pouco chateado por saber que poderia ter forçado mais nos tiros.

O longo do primeiro final de semana de março foi realizado no litoral norte do Rio Grande do Sul. Iniciei na praia de Mariluz e fui até o final do calçadão de Tramandaí. Fui pela faixa e voltei pela beira de praia completando os 22km previstos no treino. Quem conhece o litoral do Rio Grande do Sul sabe que o vento é um desafio extra para os treinos longos. A falta de morros na beira de praia tornam uma brisa em um tufão. rsrs

Iniciei o treino com um pouco de receio em relação a minha perna, mas finalizei inteiro. Vejam no mapa abaixo o percurso que realizei.

Longo 9 marco 2014 1

Durante a semana passada ainda no sul adaptei meu treino para 50 minutos em ritmo moderado na terça-feira. Muito vento contra dificultou a primeira metade do treino, mas pude aproveitar a volta. Acabou que realizei um pouco menos de 50 minutos, pois com o vento a favor no retorno me ajudou a imprimir um ritmo mais forte.

A notícia ruim é que durante este treino senti a perna direita. Vale lembrar que apesar de ser no mesmo musculo a lesão que tive no ano passado foi na perna esquerda. Aparentemente estou perdendo controle na técnica de corrida quando aumento a velocidade e isto irá segurar um pouco a evolução dos treinos das próximas semanas.

Por segurança optei por não realizar o treino de quinta-feira e na sexta quando voltei para SP já iniciei novas sessões de fisioterapia.

Realizei o longo de 24km no domingo e graças a Deus sem nenhuma dor. Acabei escolhendo um percurso sem subidas muito fortes, mas o número de subidas de nível médio foi grande e acabou que foi um dos treinos que tive o maior volume de ganho de elevação até agora (506 metros no total).

Longo 9 marco 2014 2

Iniciei o treino tarde, por volta das 10:30hs, e por isto sofri com a temperatura. Ao final estava com as pernas bem doloridas, mas apenas dores musculares normais após o corpo esfriar. Felizmente nenhum sinal da lesão.

Ótima semana a todos.

Abraço

Rodrigo Muniz da Rosa

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