Longo 08 de fevereiro 2014

Dados do treino
Local:
 Jardins – Lapa (São Paulo)
Distância: 18Km
Ritmo alvo: leve a moderado
Ritmo médio: 6:19 min/km
Tempo em movimento: 1h51min
Tempo total (hidratação): 2h14min
Ritmo cardíaco médio: 85%
Ritmo cardíaco máximo: 94%
Tênis: Asics Kinsei 4 (341,01 quilômetros rodados)
GPS: Garmin 910XT
Ganho de elevação: 331 metros

Sábado acordei por volta das 6 horas da manhã. O objetivo era fugir do forte calor que vem fazendo em São Paulo nas últimas semanas. Tomei um café reforçado para evitar cometer o mesmo erro da semana anterior e iniciei o treino as 7 horas em ponto.

Mais uma vez não tracei o percurso com antecedência. O plano era seguir pela Av. Faria Lima em direção a Lapa e retornar pela Av. Heitor Penteado assim que completasse 8,5km.  Este é um percurso com pouca diferença de altimetria e não deveria apresentar grandes dificuldades.

Longo 8fev14_2

Saindo do Jardins segui em direção a Av. Faria Lima. Desta vez percorri a Rebouças no sentido contrário (descida) e não tive a mesma sensação de poluição que senti na última vez que percorri esta avenida.

Conforme orientação do meu treinador Thiago Oliveira (KM Esportes) mantive o esforço entre leve e moderado. Para conseguir isto optei por não acompanhar o ritmo no painel do Garmin. Foi interessante realizar o treino sem ter preocupação com o pace.

A Av. Faria Lima acabou com 4,5km de treino e segui pela Av. Pedroso de Morais. Gostei muito de correr por estas avenidas, mas na Av. Pedroso de Morais não encontrei nenhum bar ou posto em que pudesse parar para fazer o ponto de hidratação previsto para os 5km.

O primeiro posto que encontrei após sair da Av. Faria Lima foi na praça Panamericana com aproximadamente 6km de treino. Neste ponto decidi encarar a subida da Av. São Gualter em direção a Av. Cerro Corá. Por isto decidi estender a primeira parada para hidratação em um posto que tem na base da subida da São Gualter.

Acabei realizando o primeiro ponto de hidratação com 7,2km. Bem acima do que geralmente pratico, mas estranhamente parece não ter me afetado muito neste dia. Tomei 1 garrafinha de água e um sachê de carbo gel. Para evitar novas dificuldades em encontrar pontos de hidratação optei por comprar 1 garrafa de água extra e levar na mochila. Um pouco mais pesado mas decidi que era melhor não arriscar.

Retornando ao treino tinha uma bela subida para encarar. Esta era a segunda vez que estava encarando a São Gualter e lembro bem que na primeira vez sofri bastante. Provavelmente pela parada estratégica na base da subida acabei superando os 77m na extensão de 1km com relativa facilidade. Óbvio que diminui bem o ritmo, mas acabei inteiro. Vejam no gráfico de altimetria o tamanho da bronca.

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Chegando a Cerro Corá estava em casa. Este trecho até a Av. Heitor Penteado está presente na grande maioria dos treinos que realizo na rua. Alcancei a Av. Heitor Penteado com exatos 10km e como fiz o primeiro ponto de hidratação mais tarde do que o previsto optei por realizar o segundo um pouco mais para a frente.

Ainda não havia percorrido a Heitor Penteado nesta direção, apenas a direção contrária em outras 2 ocasiões. Fiz a segunda parada no 12km, final da Heitor Penteado. Mais 1 garrafa de água e um sachê de carbo gel.

Retomei o treino na Av. Dr. Arnaldo e segui em direção a Av. Paulista. Inicialmente imaginei que ao chegar na Paulista o treino estaria finalizando, mas para a minha surpresa ainda faltavam 4 km para atingir a meta dos 18km.

Para completar a distância que estava faltando optei por seguir 2km pela Av. Paulista. A esta altura já eram quase 9 horas da manhã e o movimento já começava a se acentuar. Completei os 2km exatamente na Av Brigadeiro, aquela tão temida na São Silvestre. Neste momento completei 16km e decidi realizar o terceiro ponto de hidratação. Usei a garrafa extra de água comprada na primeira parada.

Para retornar segui pela rua Santos e me deparei com esta bela paisagem nos fundos do parque Trianon.

Longo 8fev14

Não sei se foi a alimentação, a boa noite de sono ou o fato de não me preocupar com o ritmo de treino, mas o treino foi bem tranquilo. Acabei cansado, obvio, mas sem demonstrar grande esforço.

Ótima semana a todos.

Rodrigo Muniz da Rosa

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