Web Coach – Treinamento Virtual

Hoje gostaria de compartilhar com vocês minhas impressões sobre a ferramenta Web Coach.

O Web Coach é uma ferramenta de treinamento online que mantém o atleta em contato o treinador, garantindo seus treinos em qualquer lugar em que esteja. Comecei a utiliza-la no final de 2012 e desde então é o meu principal apoio na preparação para as provas que coloco como meta.

Sempre gostei da liberdade que a corrida de rua me oferece. A ideia de ter dia, horário e local exato para treinar me incomodava. Uma das coisas que mais gosto é sair para desbravar novos lugares correndo. E quando falo novos lugares quero dizer sob o olhar do corredor. A percepção do lugar é sempre diferente quando estamos correndo.

Esta característica me manteve longe de assessorias no início dos meus treinos e optei por utilizar planilhas fornecidas em revistas. Logo vi que isto era uma furada, pois o treinamento deve ser ajustado semanalmente conforme retorno do atleta em cada dia de treino. Por isto a ferramenta Web Coach caiu como uma luva para mim.

Ao se tornar um usuário da ferramenta você preenche um pequeno formulário informando seus objetivos e suas provas alvos. Com isto é destacado um treinador que será o responsável por gerar suas planilhas de treinos e lhe acompanhar durante a busca de seus objetivos.

Recebo semanalmente a planilha de treino que deve realizar, indicando os exercícios educativos no início de cada treino, a distância que devo percorrer e o ritmo alvo. Vejam abaixo como está a programação para esta semana.

Web Coach 1

A cada treino que eu realizo eu preencho um feedback que será avaliado pelo meu treinador. Com base nestas informações os treinos das semanas seguintes são montados e disponibilizados no meu perfil toda segunda-feira.

Vejam o exemplo a seguir referente ao feedback que passei no treino do último sábado.Web Coach 2Estava programado o treino longo de 17km com ritmo alvo entre 6:10 e 6:20 min/km. Acabei traçando um percurso com muitas subidas e com isto forcei mais do que deveria para manter o ritmo pretendido. Vejam o comentário que registrei na ferramenta.

Com isto o treino longo desta semana continua com a progressão de volumetria, mas o treinador já enfatiza que o ritmo deve ser de leve a moderado e não determina um pace.

Web Coach 3

Este é apenas uma das diversas correções que já tive durante os períodos de treinamento. Além dos feedbacks dos treinos a ferramenta tem um painel de mensagens que permite a troca de e-mail direto com seu treinador.

Outra funcionalidade legal da ferramenta é que consigo exportar os treinos realizados com meu Garmin. Ele leva todos os detalhes registrados no Garmin para o Web Coach, fornecendo todos os detalhes para o treinador acompanhar meus treino.

Web Coach 4

Existem vários outros pontos que são legais citar como os gráficos de evolução dos treinos, o controle de quilometragem realizado com cada tênis, entre outras, mas realmente não da pra detalhar tudo aqui pois ao invés de um post teria que escrever um livro. rsrs

O Web Coach é a base para minha preparação para a ultramaratona Comrades e para todos os desafios intermediários que terei no meio do caminho. Esta semana de treino que usei de exemplo faz parte da minha preparação para a meia maratona programada no próximo dia 5 de abril.

Se você se gostou e quiser saber mais é só acessar o link abaixo.

http://www.kmesportes.com.br/index.php?modulo=webcoach

Grande abraço a todos.

Rodrigo Muniz da Rosa

Publicidade

2 comentários sobre “Web Coach – Treinamento Virtual

  1. Muito boa dica Rodrigo! Tb não curto a falta de liberdade de assessorias então acabei eu mesmo planejando e coordenando minhas planilhas usando o MiCoach como ferramenta. O segredo é ouvir MUITO o que o corpo tem a dizer – mas confesso que às vezes sinto falta mesmo de um acompanhamento mais especializado. Vou acessar o Web Coach e me inteirar melhor sobre ele!

    • Boa Ricardo. Tenho acompanhado teu blog e teu volume de treino já está bem alto.
      É bom buscar uma orientação para evitar uma bisada de bola na reta final. Vi estes tempos um post onde você falava que seu volume de treino semanal estava com 20km acima da planilha fornecida pela Comrades.
      O bom do web coach é que consegui a orientação e mantive minha liberdade nos treinos.
      Grande abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s