Avaliação corporal

Desde que comecei o projeto 90KM tenho sido acompanhado de perto pela nutricionista do esporte Mariana Klopfer (Nutricius). Ela é a responsável por montar minhas dietas, realizar planejamentos específicos para os dias que antecedem os treinos longos e as avaliações corporais.

Durante todo este período já obtive resultado excelentes. Além de auxiliar nos treinos de corrida a alimentação adequada me trouxe benefícios que nunca poderia imaginar. Desde que mudei minha alimentação não tive mais nenhuma crise de sinusite ou rinite por exemplo.

No ano passado acabei me lesionando e fiquei os meses de outubro e novembro afastado dos treinos. Com isto interrompi as avaliações corporais que realizava mensalmente durante este período. Acabei retornando apenas na metade de janeiro.

Algo que notei durante o tempo que fiquei afastado dos treinos é que tudo está interligado. Tudo que envolve meu treino possui o objetivo de alcançar com sucesso a meta estipulada (Comrades). Obviamente os treinos de corrida tem o objetivo de me preparar para as provas, já a musculação é necessária para realizar o reforço muscular e evitar lesões. A nutrição é responsável por garantir o combustível necessário para tudo que nos aguarda nas planilhas de treinos.

A questão é que quando me afastei dos treinos de corrida, não consegui manter o treino de musculação e a dieta 100% conforme planejados. Parece que perdi o foco e as ‘escapadas’ se tornaram mais frequentes.

Assim como a ideia inicial de substituir os treinos de corrida por outra atividade aeróbica, que nunca aconteceu. Eventualmente realizava spinning, mas não consegui incorporar à minha rotina de treinos.

Além de tudo isto retornei aos treinos no mês de dezembro, onde nossa rotina naturalmente da uma bagunçada. São as festas de encerramento de ano, viagens de SP para o RS para visitar a família, entre outras coisas normais desta época.

Retomei os treinos de corrida em um ritmo mais leve, natural para quem ficou tanto tempo parado, mas só consegui colocar foco na musculação e na alimentação em janeiro.

Não teve jeito. O resultado apareceu nesta avaliação. O objetivo era alcançar 68Kg, ganhando 1,8kg de massa magra e perdendo 3,8kg de massa gorda. Pois bem, alcancei os 68Kg, mas perdendo 2kg de massa magra e ganhando 0,3kg de massa gorda. Rsrs

Vejam os resultados abaixo.

Nutricius_Av2_1

Nutricius_Av2_2Nutricius_Av2_3

Nada de desanimo. Em fevereiro irei refazer a avaliação e tenho certeza que os números estarão melhores.

Abraço a todos.

Rodrigo Muniz da Rosa

Publicidade

2 comentários sobre “Avaliação corporal

  1. O bom de uma jornada dessa é que, como ela termina apenas em junho, dá tempo de fazer diversos checkpoints e corrigir o que estiver com algum desvio! Só essa conclusão que vc chegou já é valiosa e com certeza gerará frutos. Parabéns pelo blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s