Longo 25 de janeiro 2014

Dados do treino
Local:
 Jardins – São Paulo
Distância: 15Km
Ritmo alvo: 6:00 a 6:20 min/km
Ritmo médio: 6:04 min/km
Tempo em movimento: 1h30min
Tempo total (hidratação): 1h44min
Ritmo cardíaco médio: 85%
Ritmo cardíaco máximo: 95%
Tênis: Asics Kinsei 4 (313,05 quilômetros rodados)
GPS: Garmin 910XT
Ganho de elevação: 218 metros

Se você possui uma meta e está focado em alcança-la, sabe que em muitas vezes fica complicado encaixar compromissos de sua vida social com a dedicação exigida pela sua planilha de treino.

Este final de semana estava previsto uma viagem para o sitio de um amigo no interior de São Paulo. Não teve jeito! Tive que programar o treino para sábado de manhã bem cedo e encarar a estrada após concluí-lo.

O local escolhido para o longo desta semana foi o Jardins. Apesar de conhecer o bairro nunca havia corrido em suas ruas, por isto planejei o percurso com a ajuda do Google Maps.

O percurso que tracei finalizava no parque do Ibirapuera e atingia aproximadamente 10 km. Para completar os 15 km almejados iria percorrer duas voltas no percurso interno do parque.

O clima estava muito agradável e ótimo para a corrida de rua. Como de costume utilizei uma mochila para levar água e os carbo géis para os pontos de hidratação previstos 5º e 10º km.

Vejam o mapa extraído do Garmin Connect.

Longo25jan14

Iniciei o treino antes das 7 horas da manhã na rua Estados Unidos em direção a Av. Rebouças. Este trecho de aproximadamente 1km foi bem tranquilo, com clima agradável e pouca altimetria. Ótimo para aquecer!

Ao chegar na Av. Rebouças me deparei com uma novidade nos treinos realizados até agora. Apesar de cedo já havia um grande número de ônibus e carros circulando pelo local e a quantidade de poluição no ar me incomodou bastante. A sensação era do ar ter ficado mais pesado dificultando a respiração. Esta sensação deve ter sido agravada pelo esforço aplicado neste trecho, que apesar de não ser muito forte era o que apresentava a maior diferença de altimetria do percurso.

Felizmente quando cheguei na Av. Paulista o fluxo de carro diminuiu bastante e esta sensação passou. Pela primeira vez corri pela Av. Paulista em um dia normal. Até então só havia percorrido o trecho da São Silvestre.

Foi legal percorre-la do início ao fim, mas a paisagem é diferente esta hora da manhã. Com a grande maioria dos comércios fechados, tendo apenas alguns poucos barzinhos e padarias abertas, muda o estilo das pessoas que geralmente vejo por lá. Apesar a Paulista ser um dos pontos mais ecléticos de São Paulo.

Próximo ao prédio da Gazeta me deparei com uma mulher tirando fotos e fui obrigado a interromper o treino para pedir que registrasse este momento. Perdi uns 3 minutos, mas valeu a pena. O resultado está na foto a seguir.

foto (3)

Completei os primeiros 5km de treino no final da Av. Paulista. Aproveitei um barzinho de esquina com a rua Abílio de Souza para comprar uma garrafa de água e comer um sachê de carbo gel.

Após uns 5 minutos de pausa para a hidratação fui presenteado com uma descida de aproximadamente 2 km que me conduziu diretamente ao parque do Ibirapuera. A descida foi ótima, pois não era forte a ponto de ter que forçar o joelho segurando a velocidade.

Chegando próximo ao parque do Ibirapuera me deparei com várias pessoas se dirigindo para a prova de comemoração do aniversário de São Paulo. No início estranhei, pois as provas geralmente acontecem aos domingos. Demorou um pouco para cair a ficha. Rsrs

Quando entrei no parque tive que cruzar o percurso previsto para a prova, mas como ela ainda não tinha começado foi tranquilo.

Esta foi a primeira vez que estive no Ibirapuera antes das 8 horas da manhã. Acho que devido ao forte chuva que teve no dia anterior o percurso ainda estava bem sujo com galhos e folhas das árvores. Isto me chamou um pouco a atenção pois geralmente as ruas internas do parque estão muito limpas.

Completei o 10ºkm enquanto estava correndo no parque e por isto pude realizar a hidratação comprando água de coco nas barraquinhas do parque. Mais 1 sachê de carbo gel antes de reiniciar o treino.

No total completei duas 2 voltas no circuito interno do parque. Ao todo o meu treino já totalizava 14km quando saí do parque em direção ao ponto de partida. Ainda faltava completar mais 1km.

A esta altura a prova que iria acontecer em frente ao parque já havia começado e tive atravessá-la para seguir na direção planejada. Para isto tive que seguir o fluxo de prova enquanto atravessava seu percurso, criando um pequeno zigue-zague na reta final.

Completei o treino aproximadamente 2km antes do ponto de partida e utilizei este trecho para desaquecer com uma caminhada em ritmo alto.

Tudo certo. Com o treino concluído pude partir para minha viagem sem peso na consciência e com a certeza de dever cumprido.

Abraço a todos.

Rodrigo Muniz da Rosa

Publicidade

Um comentário sobre “Longo 25 de janeiro 2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s