Longo 12 de janeiro 2014

Para este longo meu treinador Thiago Oliveira (KM Esportes) planejou um treino com ritmo alternado, onde deveria correr 3km em ritmo leve (pace entre 6:30 e 6:40 min/km) e alternar para 1km em ritmo um pouco mais forte (pace entre 5:20 e 5:40 min/km).

Estamos no período de base, então tanto o ritmo quanto a distância não apresentavam dificuldades. Por isto decidi experimentar algo novo que já vinha pensando há algum tempo. Fiz este treino com a GoPro na cabeça.

A ideia era registrar o percurso com a função Time Lapse da GoPro e posteriormente gerar um vídeo com a sequência de fotos capturadas.

O local escolhido mais uma vez foi a Lapa. Decidi iniciar com um trecho plano para aquecer e depois encarar algumas subidas já conhecidas na região.

Preparei-me para sair cedinho e as 7hs da manhã já estava na rua iniciando o treino.

Engraçado que após treinar algumas vezes no mesmo local elegi inconscientemente alguns pontos que correspondem a etapas do percurso. Sempre que estou correndo tenho o foco de chegar no início da próxima etapa. A etapa não está vinculada a distância e sim ao estilo do percurso. Vejam o mapa abaixo.

Longo12jan14

Ajustei a GoPro no suporte da cabeça e iniciei o treino na rua Clélia em direção ao shopping Bourbon. O clima estava bem agradável, ideal para a corrida. O início da rua Clélia possui uma leve inclinação, mas em seguida o percurso torna-se praticamente plano. Tentei manter o ritmo planejado, mas acabei fechando os 3 primeiros quilômetros em um ritmo um pouco abaixo do planejado (6:20 min/km).

As únicas inclinações um pouco mais fortes nesta 1º etapa são os viadutos de que utilizei para chegar e para sair da Avenida Marquês de São Vicente. Coincidentemente fechei o 3ºkm justamente ao passar pelo primeiro viaduto e pude imprimir o ritmo mais forte previsto para o 4ºkm em um trecho totalmente plano. Novamente fiquei um pouco abaixo do planejado (5:10 min/km).

Durante o percurso pude me divertir com os rostos das pessoas olhando espantados para a GoPro em minha cabeça, mas nada parecido com a atendente do posto onde comprei água no primeiro ponto de hidratação. Rsrs

Esta parada foi realizada com 4,5km e conforme indicado pela nutricionista Mariana Klopfer (Nutricius) aproveitei para consumir o primeiro carbo gel do treino.

Logo a frente estava a 2º etapa do percurso que consiste na subida da Rua PIO XI. Esta subida não é muito forte, mas é extensa (aproximadamente 2km). Veja o gráfico de altimetria junto ao mapa do percurso.

Finalizei o 7ºkm do treino um pouco antes de concluir a PIO XI, por isto decidi adiar a mudança do ritmo para quando finalizasse o 8ºkm. Consegui manter o ritmo de 6:20 min/km por quase todo este trecho, diminuindo um pouco apenas na fase mais forte da PIO XI onde fechei com 6:41 min/km.

Ao completar a PIO XI iniciei a 3º etapa do treino, um trecho com algumas subidas e descidas. É verdade que tem um pouco mais de descidas, mas para compensar tem uma subidinha forte entre os quilômetros 9 e 10.

Assim que completei o 8º km aumentei o ritmo do treino e fechei este quilometro com média de 5:10 min/km.

No 9,5km realizei o segundo ponto de hidratação. Consumi mais uma garrafinha de água e um sachê de carbo gel.

Já ao final da 3º etapa encarei uma bela descida na 4º etapa do treino.

Ao terminar o treino fui direto para casa ver o resultado das imagens geradas pela GoPro. As imagens ficaram…. uma bela porcaria. Rsrsrs

Como expliquei no início do post optei por tirar fotos ao invés de filmar. A ideia era unir a sequencia de fotos gerando um vídeo que passa a sensação de movimento. Isto torna o vídeo muito mais leve e consome menos memória e bateria da câmera, o que garantiu aguentar todo o tempo de treino.

O problema foi que a função time lapse é utilizada com a GoPro parada capturando o movimento que passa em frente a sua lente. Descobri que estando em movimento ela gera várias fotos borradas. Rsrs

Bem, valeu a tentativa.

Abraço a todos.

Rodrigo Muniz da Rosa

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s