Longo 23 de dezembro 2013

Dados do treino
Local:
 Treino de Rua (Litoral Norte – Rio Grande do Sul)
Distância: 12Km
Ritmo alvo: livre
Ritmo médio: 6:47 min/km
Tempo em movimento: 1h20min
Tempo total (hidratação): 1h33min
Ritmo cardíaco médio: 82%
Ritmo cardíaco máximo: 89%
Tênis: Asics Kinsei 4 (239,03 quilômetros rodados)
GPS: Garmin 910XT
Ganho de elevação: 65 metros

Treino na véspera do Natal!

Geralmente as festas de fim de ano são períodos onde relaxamos nos treinos, mas este ano a situação está diferente. Colocar a São Silvestre como um dos objetivos é definir que os treinos irão estender-se até o último dia do ano: data da São Silvestre.

Além do mais fiquei 2 meses parado devido a periostite e tudo que eu queria era retornar aos treinos. J

O longão desta semana foi no litoral norte do Rio Grande do Sul. Metade do percurso realizado no asfalto e a outra metade na beira de praia. Ao total foram 12 km em um ritmo tranquilo.

Longo23dez13

Quem conhece esta região sabe que um dos principais obstáculos é o vento. Como grande parte do litoral do Rio Grande do Sul a praia em que estávamos não havia morros na beira mar, por isto é comum a presença de ventos fortes.

Minha esposa também está se preparando para a São Silvestre e realizou este longão comigo. No início do percurso percorremos cerca de 500 metros em uma rua de paralelepípedo e achei o meu tênis pouco instável neste tipo de piso. Já havia notado isto no treino que realizei na praia da Guarita em Torres. Em breve escrevo um post passando minha opinião sobre ele.

Ao chegar na Avenida Paraguassu começamos o trecho de asfalto. Por ser feriado de Natal a praia ainda está relativamente vazia e por isto não sofremos com o trânsito nesta etapa. Após o final de semana da virada de ano já complica correr nesta avenida e provavelmente teria escolhido outra rota para o treino.

Ao completar 4,5km de treino aproveitamos que estávamos passando em frente ao pequeno mercado para realizar a hidratação. Dividimos uma garrafinha de 500ml de água e cada um de nós consumiu um sachê de carbo gel.

Permanecemos na Paraguassu até a praia de Santa Terezinha, completando cerca de 5,5km no asfalto. Neste momento chegamos a beira da praia e iniciamos o retorno ao ponto de partida.

Como era de se esperar a beira de praia foi onde sentimos mais a presença do vento. Ele estava quase um maral e por isto não sofremos com um vento contra direto. A novidade deste percurso ficou por conta do piso. A areia fofa, os buracos e a água do mar avançando mais do que devia foi a diversão da volta.

Aproveitamos um dos quiosques da beira de praia para realizar o segundo ponto de hidratação. Aproveitei a parada para consumir mais um carbo gel, já a Dea preferiu ficar apenas com a água.

Tênis

Deste ponto seguimos por mais 3km para finalizar o treino planejado. Inicialmente planejamos finalizar o treino no ponto de partida, mas para evitar o chão batido da reta final optamos por continuar na beira de praia. Realizamos o retorno pelo paralelepípedo caminhando, curtindo a sensação de mais um treino concluído.

Apesar de termos saído as 8:30hs da manhã sofremos um pouco com o sol. Principalmente na etapa final ao retornar pela praia, onde não há sombra em nenhuma parte do percurso. O treino foi muito bom, mas por ser o último longo antes da São Silvestre gostaria de ter tido a oportunidade de encaixar um bela subida no percurso.

Abraço a todos.

Rodrigo Muniz da Rosa

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s