Dados do treino
Local: USP – São Paulo
Distância: 9Km
Ritmo alvo: entre 5:40 e 5:50 min/km
Ritmo médio: 6 min/km
Tempo em movimento: 55min
Marquei com 1 amigo de nos encontrarmos na base da KM Esportes na USP as 9 horas da manhã de sábado. Eu já estava lá quando o Fabricio chegou com o Corbe, outro amigo que até então não sabia que praticava a corrida de rua.
Cometi alguns erros básicos neste treino, mas tudo bem. Estou considerando que foi devido a ansiedade depois de um longo tempo parado.
Apesar do percurso não ser muito extenso acredito que a pior falha foi ter esquecido o carbo gel e a água. Conforme orientação da minha nutricionista Mariana Klopfer eu tenho que tomar uma garrafa de 500ml de água e um carbo gel a cada 30 minutos de treino nos longões.
Outra falha que atribuo a ansiedade foi ter esquecido meu Garmin em casa. Por sorte o Fabricio estava com um aplicativo no celular que nos ajudou a controlar o ritmo e a distância do treino.
Saímos da base da KM Esportes em direção ao início da raia olímpica ainda conversando sobre qual percurso iríamos realizar. Eu e o Corbe precisávamos percorrer 9km, enquanto o Fabricio percorreria 10km.
Sugeri percorrer toda a raia olímpica e voltar para a base da KM Esportes. Este percurso apresenta em torno de 6km, depois bastaria percorrer a Avenida Professor Luciano Gualberto que fica em frente a base da KM Esportes para completar os 3km restantes.
O Corbe apresentou outra sugestão. Falou em completar a raia olímpica, mas ao invés de voltar para a base da KM Esportes sugeriu seguir pela subida do cavalo e pelo matão. Este trajeto possui aproximadamente os 9km que tínhamos que percorrer.
Bem, eu gosto muito de percursos com subidas e melhor ainda se não precisamos passar pelo mesmo ponto mais de uma vez. O meu único receio era pegar a subida do matão e forçar muito o local onde tive a lesão. De qualquer forma decidi arriscar, caso sentisse qualquer dor eu interromperia o treino.
Percurso realizado na USP
Como esqueci meu Garmin peguei o gráfico apresentado no GPS do Fabricio. Apesar de estar indicando 10km eu finalizei meu treino com 9km.
O dia estava bonito e o sol estava forte. Iniciamos o treino as 9 horas, horário limite para a distância planejada. Depois deste horário iríamos pegar muito sol e o desgaste seria grande demais. Principalmente por eu ter esquecido a água e o carbo gel.
Seguimos em um ritmo tranquilo durante os trechos planos do percurso, média de 5:20min/km. Ao chegar no início da subida do matão constatei que não estava com nenhuma dor e decidi continuar.
Como de costume ao começar o trecho de subida as conversas dão lugar ao silêncio. Eu gosto de me concentrar na respiração. Acho que isto é a chave para conseguir controlar o ritmo na corrida, principalmente durante percursos de subida.
Mais ou menos na metade da subida o Corbe ficou para trás. Ele sentiu a panturrilha e decidiu caminhar para não forçar demais. Eu e o Fabricio seguimos firmes e completamos a subida juntos. Decidimos seguir em um ritmo mais leve para ver se o Corbe nos alcançava, mas acabamos concluindo o percurso antes dele.
Eu parei assim que chegamos na base da KM Esportes, com um pouco mais de 9km concluídos, o Fabricio seguiu em frente para completar os 10km previstos no seu treino. O Corbe chegou logo em seguida e também finalizou seu treino com 9km.
O treino foi ótimo! Alongamos e ficamos por mais de 1 hora conversando após o treino.
Como é bom estar de volta.
Abraço a todos.
Rodrigo Muniz da Rosa