Após sofrer com uma inflação chamada periostite (inflamação na membrana que envolve o osso tibial) o ortopedista me prescreveu o uso de uma palmilha ortopédica.
Passei a usar uma palmilha 3/4 em espuma de borracha com suporte do arco plantar.
Palmilha 3/4 com suporte do arco plantar
No início estranhei ao calçar o tênis com a palmilha, principalmente porque o pé fica mais alto e começa a apertar um pouco na parte superior. Nada de mais, resolvi após ajustar o cadarço. O único ponto que vou ter que pensar como resolver é que ela ‘andou’ um pouco pra frente durante a corrida, provavelmente por ser uma palmilha de 3/4.
Desde o início notei melhora no arco plantar. A impressão que se tem é de que completou algo que estava faltando.
Uma informação importante que eu não tinha conhecimento, o uso da palmilha é indicada para evitar/melhorar dores nos pés, tornozelos, joelhos e costas. Sempre pensei que as palmilhas eram exclusivamente para problemas nos pés.
Mas a informação mais importante para nós corredores é de que o uso de palmilhas ortopédicas personalizadas e confeccionadas sob medida reduz as lesões dos membros inferiores em 49% (fonte: http://ajs.sagepub.com/)
Vejam abaixo os problemas que as palmilhas podem ajudar a evitar/tratar.
Não façam como eu, não esperem a lesão aparecer para procurar um ortopedista e descobrir qual a melhor palmilha para o seu tipo de pisada.
Abraço a todos.
Rodrigo Muniz da Rosa
Procurei um ortopedista (entre outros especialistas) antes de começar a correr. Acredita que o “infeliz” não realizou 1 exame se sequer. Disse que se eu sentisse alguma coisa era pra voltar. Ora, a consulta era preventiva. O objetivo era evitar uma lesão. Saí indignado do consultório.
Pois é Romaim, infelizmente tem muitos profissionais assim.
Passei em 2 ortopedistas para tratar minha lesão, mas só o segundo receitou a palmilha e a fisioterapia.
O primeiro simplesmente me mandou aguardar que a lesão iria curar sozinho.
Abraço
pra minha canelite mergulho a perna em imersão com gelo durante 10-15 minutos minutos até melhorar a dor. Importante exercícios de reforço muscular do tibial posterior. Em geral, a canelite persiste por mêses, quando eu treino mais forte, ela sempre volta. boa sorte ai. abraços.
Você já experimentou as bolsas de gel que não congelam? Descobri elas a pouco tempo.
Elas gelam no congelador, mas não congelam. Assim ao usar a bolsa ela envolve a perna. É bem prática.
Seria bom vc procurar saber o motivo…pode ser uma mecanica de sua pisada, fraqueza muscular, falta de alongamento..o gelo é muito bom mas procura saber qual é a mecanica de sua pisada( Angulo da marcha, angulo tibial, tempo de marcha..) ou seja procura fazer o exame chamado baropodometria (teste da pisada) se vc procurar um bom profissional ele sabera a causa de seus problemas.