Metas redefinidas

Esta semana tive uma reunião com os meus treinadores Tiago Ramos e Alexandre Machado da KM Esportes. O objetivo da reunião era avaliar alguns pontos importantes do projeto e rever as metas intermediárias para chegar à Comrades.

A reunião iniciou com o Alexandre me alertando para alguns desafios que irei encontrar ao longo do caminho e o quão importante é participação de toda a família no processo de preparação. Neste ponto estou tranquilo. Felizmente a Andrea é uma pessoa especial e mesmo que eu falasse que iria correr a Comrades pulando em um pé só ela estaria ao meu lado me apoiando.

Um ponto importante levantado pela equipe da KM Esportes foi relacionado a musculação. O reforço muscular é essencial, mas caso o trabalho não seja específico para a corrida as pernas podem ‘travar’ e impactar no nosso objetivo. Isto ainda é um problema que tenho que resolver.

Também definimos que em 2014 irei participar de algumas provas de montanhas e realizarei alguns treinos de stress. Tudo isto para garantir que estarei bem preparado fisicamente e psicologicamente para encarar a ultramaratona Comrades.

Vejam como é importante a troca de informações entre todos os envolvidos no projeto. Ela ajuda a levantar algumas questões que ainda não haviam sido avaliadas e isto é fundamental para diminuir os riscos de problemas aparecerem ao longo do caminho.

A parte mais legal ficou reservada para o final de reunião. Estava ansioso para revisar os prazos que eu havia estipulado para cada meta e, se possível, já definir algumas provas.

Combinamos que iremos trabalhar com um cronograma base, mas que pode ser alterado conforme minha resposta aos treinamentos.  A KM Esportes acredita que eu consigo adiantar a data de realização da Comrades para 2016 ou até mesmo 2015. Tudo vai depender de como irei reagir a cada etapa do treino. Mas se for necessário manter em 2017 ou adiar para 2018, sem problemas.

O legal do trabalho realizado pela KM Esportes é que o treino é personalizado e a cada semana a carga de treino é definida com base nos resultados obtidos na semana anterior. Por isto não iremos deixar definido uma data fixa para a Comrades, tudo vai depender de como meu corpo e psicológico reagem. O melhor de tudo nesta filosofia é que o risco de aparecer lesões diminui muito.

Definimos ainda que irei realizar uma prova antes da São Silvestre. Farei a meia maratona do Circuito Athenas no dia 3 de novembro em SP. Conforme o Alexandre Machado falou o único objetivo desta prova é ver se eu consigo finalizá-la bem.

Confesso que neste momento me preocupei um pouco, pois o que significa ‘finalizar bem’ para um treinador que tem em seu currículo o tri campeonato brasileiro de corrida de montanha. Vá que ele espera um tempo absurdo pra minha realidade! Rsrs

Fui obrigado a perguntar o que seria ‘finalizar bem a prova’ e fiquei tranquilo com a resposta. Neste caso finalizar bem significa cruzar a linha de chegada com condições de conversar, caminhar e me alimentar sozinho. Traduzindo, se eu não for direto para a ambulância da organização da prova já está legal. Rsrs

Bem, agora tenho 2 meses para me preparar pra minha primeira meia maratona. Vejam a inscrição ai em baixo.

athenas21k

Ah, vejam quem está comigo nesta corrida! Minha esposa vai correr sua primeira prova de 10K. 😉

Motivação a mil para encarar este desafio.

Abraço a todos,

Rodrigo Muniz da Rosa

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s