Garmin Forerunner 910XT

Foto garmin 910xt

Antes de começar a escrever sobre o Garmin sou obrigado a deixar claro que apesar do modelo acima ser igual ao meu, a foto foi retirada da internet. O pace registrado na foto está longe da minha realidade. rsrs

Para quem não conhece, o Garmin 910XT é um relógio GPS que registra estatísticas detalhadas dos treinos. Apesar de ser o modelo poliesportivo da Garmin confesso que uso basicamente para corrida, mas já pedalei e nadei com ele também.

Adquiri o modelo 910XT da Garmin em outubro de 2012 e desde então os treinos de rua mudaram de significado. Além do relógio ser excelente e registrar diversas informações interessantes que nos ajudam a controlar o treino na rua, ganhamos acesso ao sistema Garmin Connect que mantêm o histórico detalhado de todos os treinos já realizados.

Após voltar do treino na rua a transferência dos dados do relógio para o sistema Garmin Connect se tornou prioridade, antes mesmo do banho. rsrsrs. Vejam abaixo as principais informações que gosto de analisar no pós treino.

Resumo: apresenta as informações básicas do treino, indicando a distância percorrida, tempo do treino, ritmo médio, ganho de elevação e perda de calorias. É o tipo de informação para bater o olho e ter uma visão geral do seu treino. Veja na figura a seguir como as informações aparecem no Garmin Connect.

resumo

Figura 1 – Resumo do treino no sistema Garmin Connect

Detalhes: ele já detalha um pouco mais os dados coletados no treino. O que eu avalio mais são informações referentes a elevação e ao ritmo cardíaco. Cada vez mais tenho buscado realizar treinos em locais com bastante variações de altitude, então a avaliação destes dados se tornam muito interessantes para serem analisados no pós treino.

Gosto de avaliar o ritmo cardíaco para acompanhar a evolução dos treinos. Hoje realizo alguns treinos que o ritmo cardíaco fica em torno de 85%, ao comparar com o mesmo treino realizado a 3 meses atrás o ritmo cardíaco girava em torno de 93%.

Vejam como as informações são apresentadas na figura a seguir.

Detalhes

Figura 2 – Detalhes do treino no sistema Garmin Connect

Análise por Volta: outra informação muito legal que o Garmin fornece é o detalhamento de cada volta completada. Por padrão ele define que 1 volta corresponde a 1 km, mas podemos alterar este valor ou ainda indicar o término de cada volta manualmente.

Poder analisar seu desempenho em cada volta é legal para acompanhar como seu corpo está respondendo ao treinamento. Fica fácil de ver quando seu corpo começa a dar sinais de fadiga, basta acompanhar o ritmo e batimentos cardíacos volta a volta.

Vejam como as informações são apresentadas na figura 3.

Voltas

Figura 3 – Visão detalhada por voltas percorridas no sistema Garmin Connect

Mapa: o Garmin permite que você acompanhe o percurso realizado em um mapa, basta clicar no ‘play’ para verificar distância, elevação, velocidade e ritmo cardíaco simultaneamente a progressão do percurso (Figura 4).

Percurso

Figura 4 – Mapa com informações sobre o treino no sistema Garmin Connect

Calendário: gosto de incluir todas as atividades que contemplam meu treinamento no Garmin Connect, mesmo quando as realizo sem o relógio. Faço isto para ter uma visão consolidada do mês e provavelmente irei usar o relatório a seguir para apresentar os resultados mensais do treino.

Calendário

Figura 5 – Calendário de atividades realizadas no sistema Garmin Connect

Ok, sei que estou devendo no treino muscular, mas já estou providenciando a solução deste problema. A meta é manter uma constância de 3 a 4 dias de musculação durante a semana.

O Garmin ainda tem outras muitas funcionalidades que não vou descrever aqui porque o texto se tornaria muito longo, mas posso adiantar que todas são muito úteis no dia a dia dos treinos.

O que posso dizer é o seguinte, se tiver acesso à um relógio com GPS não pense duas vezes, compre o seu. Ele irá lhe dar um gás extra na hora de sair para treinar.

Abraço a todos,

Rodrigo Muniz da Rosa

Publicidade

2 comentários sobre “Garmin Forerunner 910XT

  1. Olá muito o esclarecimento.
    Tenho um Forerunner 410 que me fornecem quase as mesmas funções e como você relatou a de corredor de rua muda após a utilização de um GARMIN.
    Até mais,

    • Legal Lázaro.
      Gosto muito do meu 910, acho que a grande diferença dele para o seu é a opção de usá-lo para a natação.
      Tenho alguns amigos que tem o 410 que falam muito bem dele também.
      Abração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s