Bem, como expliquei nas páginas de ‘Apresentação’ e “Objetivo’ a meta principal é completar a ultramaratona Comrades (aproximadamente 90km), mas para manter a motivação em alta nos 4 anos planejados para o período de preparação eu irei criar metas intermediárias.
Tendo em vista que até o final de 2012 eu havia corrido apenas provas de 5km e no momento de criação deste blog já havia alcançado a meta dos 10km, irei iniciar os posts desta categoria com a meta dos 15km.
Se a meta é de 15km difícil pensar em outra prova que não seja a São Silvestre (www.saosilvestre.com.br). A famosa prova realizada no último dia do ano em São Paulo se encaixa como uma luva ao meu planejamento.
Vejam alguns pontos positivos e negativos que considerei na escolha da São Silvestre como a meta dos 15km.
Pontos positivos:
- O período de treinamento para a meta dos 15km é longo, mais ou menos 8 meses até a prova. Achei importante reservar um tempo maior nos treinos desta distância para criar uma boa base antes de passar a próxima etapa. Assim quando as distâncias forem ficando maiores já estarei com as técnicas de corridas mais aprimoradas e a musculatura mais forte.
- Escolher a São Silvestre como meta dos 15km evita interrupções na rotina de treinos. Caso a virada do ano estivesse no meio do ciclo de treinamento é provável que algumas semanas fossem impactadas com as festas de final de ano.
- Apesar de começar a correr apenas em 2012 sempre acompanhei a São Silvestre pela televisão. Correr esta prova irá me trazer uma grande satisfação pessoal.
- A ‘terrível’ subida da Brigadeiro no final da prova já serve para começar a me acostumar com as diferenças de altimetria. Sei que a Brigadeiro não representa nada para o que vou encontrar na Comrades, mas é bom ir me acostumando com esta variação altitude desde o início.
Pontos negativos:
- O grande número de inscritos na prova deve manter os primeiros quilômetros bem congestionados. Isto pode ser um problema para manter o ritmo almejado.
- Por ser televisionada a prova costuma começar mais tarde do que o habitual. Levando em conta que ela acontece no dia 31 de dezembro, são grandes as chances do calor gerar um desgaste acima do normal.
Confira informações gerais sobre a prova:
São Silvestre
Distância: 15 km
Local: São Paulo
Data: 31 de dezembro 2013
Site: www.saosilvestre.com.br
Percurso: www.saosilvestre.com.br/percurso
Meta: pretendo finalizar a São Silvestre abaixo de 1 hora e 30 minutos em boa condição física. Para atingir este tempo terei que manter um ritmo (pace) de 6 minutos por quilometro, o que acredito ser tranquilo. A altimetria da prova pode apresentar alguns obstáculos para esta meta, mas confesso que ainda não conheço o tamanho da bronca.
Primeira meta definida, agora mãos a obra. Ainda tenho 4 meses para me preparar.
Grande abraço,
Rodrigo Muniz da Rosa
Amigo,
Meu objetivo e o mesmo.
Oi Wilson.
Que legal! Como estão os treinos?
Eu ainda estou na expectativa. Estou voltando de lesão e por isto a São Silvestre ainda é uma incógnita.
Se conseguir realizar a prova vai ser com o objetivo de completa-la e não buscando tempo.
Abraço